Uma característica marcante da raça Borders Collie é a sua rapidez para aprendizado e sua grande energia. Eles começam seu desenvolvimento antes das demais raças e por isso estão ‘prontos’ mais cedo que os demais.

Para os pequenos filhotes a principal motivação para o aprendizado é o interesse do dono. Assim, um bom dono é capaz de obter excelentes resultados com seu cão mesmo com poucos meses.

O instinto de pastoreio da raçar é ainda tão forte que mesmo os pequenos filhotes já começam a assumir a pose típica da raça nas próprias brincadeiras: colocando a cabeça para frente, patas da frente abaixadas e garupa alta. Segundo os estudiosos, essa postura é uma aliada na intimidação das ovelhas.

Apesar do tamanho e por ser um cão desenvolvido para o trabalho, não é recomendado para áreas pequenas onde não possam realmente gastar suas energias em atividades “úteis”. Pois um Border Collie entediado é capaz de se transformar num cão bastante destrutivo e arteiro.

Para as crianças, ele são muito bons com elas, mas seu instinto de pastor pode assustá-las se forem muito pequenas devido sua agilidade e energia.
Os banhos podem ser dados mensalmente, mas a escovação em seus pelos devem ser freqüentes para manter-los em na melhor forma.

Postar Comentário

Cães