Vamos ajudar o Juiz!
Por Patrick Shannahan.
Tradução: Gustavo Dionisio.
Publicado na Revista American Border Collie.

Nos últimos meses, eu tive a oportunidade de julgar ótimas provas.
Embora não seja tão divertido quanto participar como condutor, eu gosto de ter a oportunidade de ver cães e condutores de diferentes partes do país. Julgando você tem a melhor vista do trabalho dos cães e condutores. Também faz você entender de tudo o que é necessário na condução em uma prova.
Primeiro, quero dizer que julgar é um trabalho muito duro e importante. Na maioria os dias começam cedo e terminam de tardezinha. Nem sempre é uma experiência agradável. O nível de stress é geralmente alto e o pagamento baixo. Mas como competidor, eu sinto que preciso dar algo em troca pelo esporte, e eu posso fazer parte disso julgando.
Agora muitos de nós somos juízes profissionais. Nos temos a tendência de esquecer que o juiz tem a melhor vista do campo. O juiz esta sozinho se concentrando em cada corrida. Muitos dos juízes profissionais estão ocupados conversando com seus amigos e competidores. Eles não vêem cada parte da corrida como o juiz vê. Eles não têm a mesma visão que o juiz tem. Eles não estão tão concentrados como o juiz.
O juiz esta sozinho na sua analise do que acontece no exato momento durante cada corrida. Ele não tem ninguém para consultar, nenhum outro par de olhos para ajudar caso aconteça de perder alguma coisa importante. Agora, eu vou ser o primeiro a admitir que eu posso errar e erro. Algumas vezes eu admito imediatamente quando erro, e algumas vezes eu posso demorar um pouco para admitir. O que eu quero dizer é que todos os juízes são humanos e errar é humano.
Aqui vão algumas dicas para ajudar o juiz a cometer menos erros:
* Faça com que o juiz tenha apenas um trabalho, e que esse trabalho seja julgar. É muito difícil manter a concentração se você é a pessoa que está no cronômetro, diretor de prova, marcando pontos e anunciando ao mesmo tempo. Qualquer pequena distração pode resultar desvio na observação da corrida de um competidor. A distração também acarreta não só na corrida atual, mas também pode chatear o juiz pelo resto do dia.
* Mantenha o juiz isolado enquanto esta julgando. É muito difícil manter o foco na corrida que esta em andamento com condutores falando alto atrás do juiz. Não é difícil se distrair quando as pessoas estão discutindo alguma coisa sobre o condutor que esta no campo. Coloque o juiz em um local onde ele possa concentrar-se em seu trabalho.
* Se é uma prova grande, considere ter outro juiz para as outras categorias. Um pequeno descanso durante o dia pode melhorar a competência de qualquer juiz. Na maioria das nossas provas no lado oeste, o juiz trabalha o dia todo em todas as categorias. Contratando outro juiz pelo menos para uma das categorias vai ajudar o juiz ficar mais tranquilo em seu julgamento nas categorias que ele foi designado.

* Deixe claro que qualquer questão após o inicio do julgamento deve ser direcionada para o diretor de prova ou organizador da prova.
* Lembre-se de disponibilizar água ao juiz e, sanitário perto para que os intervalos sejam rápidos.
* Discuta qualquer requisito em especial com o juiz antes da reunião de condutores. Fica difícil reparar qualquer opinião oposta quando o diretor da prova e o juiz tem diferentes visões durante a reunião que eles estão tentando conduzir.

Todos nós devemos lembrar que os juízes são contratados para darem a opinião deles na prova. É apenas sua opinião em quem obteve a melhor corrida do dia. Não necessariamente indica sua opinião sobre qual é o seu cão preferido, quem é o melhor condutor, ou quem ele acha que teve sorte ou falta de sorte. Infelizmente quando eu tenho julgado, algumas vezes pessoas que eu realmente gostaria de ver se dando bem tem uma corrida que não é suficiente para vencer, e muitas vezes um time que eu não dou importância vence a prova. Mas a função do juiz é determinar quem foi o melhor time do dia, não contar os votos para um competidor mais popular.
O juiz tem um trabalho muito difícil a fazer. Quer você concorde com suas decisões ou não, o que conta é a decisão final do juiz. Se você ouvir alguém reclamando sobre o juiz, pense no trabalho duro e concentração que o juiz se coloca antes de você se colocar nessa discussão. Nós somos todos muitos sortudos de ter descoberto essa atividade, e o nosso juiz é apenas um aspecto importante que faz a nossa competição dar certo.

Postar Comentário

Cães